Assinatura RSS

Um balanço sobre o #SOPAblackoutBr e seus desdobramentos

Publicado em

No dia 18/01/12 milhares de sites sairam do ar, no Brasil a ação foi organizada pelo Movimento Mega Não, Coletivo Trezentos e Software Livre Brasil. Mais de 400 sites Brasileiros aderiram ao blackout, no final deste artigo temos a lista parcial dos participantes, e dezenas de milhares mundo afora. No Brasil tivemos a adesões de peso como a Turma da Mônica, Gilberto Gil, Leoni, Baixaqui, Coletivos de blogueiras e ativistas feministas, todos os sites do CTS da FGV Rio, IDEC, Circuito Fora do Eixo, Revista Forum, Portal ARede, diversos pontos e pontões de Cultura, e blogs e sites das mais diversas areas de atuação. Fizemos um bom dever de casa e preenchemos bem a cauda longa, parabéns a todos os envolvidos.

O blackout em si já apresentou grandes resultados: O debate expandiu e ganhou consistência, milhares de pessoas que estavam alheias a ele passaram a se preocupar com os problemas que afetam a liberdade na Internet. O Mega Não teve um record histórico de visitações no dia do blackout, foram 22417 visitas, quatro vezes mais do que no dia da audiência pública mais crítica com o AI5 Digital. Depois disto o volume de visitação continua alto, e pelas paginas visitadas temos a clara percepção de que as pessoas estão procurando se informar a respeitos das ameaças.

O Grande tiro pela culatra da indústria cultural

Coincidência ou não, no dia seguinte ao #SOPAblackoutBR, #STOPSOPA, #SOPAblackout, o FBI espetacularizou a prisão do dono do Megauploads e fechou o site. Uma clara demonstração de força, uma velha tática de espetacularizar o combate à pirataria, e que nunca funcionou, porque simplesmente nossa sociedade não entende compartilhar como pirataria. Tal espetáculo provocou a reação de diversos sites de compartilhamento, que mudaram rapidamente suas politicas, e bloquearam serviços que pudessem ser entendidos como pirataria. A truculência da ação do FBI provocou uma reação imediata, no dia 20, o Anonymous deflagrou a ação de hactivismo chamada #opMegaUpload onde fizeram ações de DDOs, nos principais sites envolvidos, tornando-os inacessíveis por um período de tempo.

É importante deixar claro que uma ação de DDOs nada mais é do que um “piquete virtual” uma ação de DDOs sobre um site é o mesmo que convocar milhares de pessoas para entrarem em uma loja ao mesmo tempo, vai ter uma hora em que não será mais possível a entrada de pessoas, assim como o site não poderá mais atender requisições. Tudo sem nenhum dano ou prejuízo que não a indisponibilidade temporária do serviço.

Mas as consequências mais desastrosas vieram a seguir, crianças e adolescentes que só iriam se envolver com o debate de temas políticos e sociais envolvendo a Internet, acabaram entrando prematuramente no debate, e envolvendo por tabela seus familiares, acelerando ainda mais a morte de um modelo de negócios onde a essência é a intermediação e a posse legitimada através da premissa da propriedade intelectual.

Como a estupidez não tem limite, os algozes do Megauploads querem apagar todos os arquivos do site, incluindo os milhões de arquivos legitimos, isto configura mais uma vã tentativa de espetacularizar ainda mais a ação que é vista como patética pela maioria da população conectada. Hernán Casciari, autor do Blogromance, recomenda que tratemos a industria cultural como um “vovô com alzheimer”, não adianta mais discutir com ela, ela esta gagá. Antes mesmo do anuncio de que os arquivos iriam ser apagados, os Partidos Piratas já estavam se articulando para processar o governo Americano pelo fim do Megaupload. Não importa muito se o processo vai dar resultado, o que importa é que agora temos a opinião pública do nosso lado, com um crescimento exponencial de pessoas envolvidas na questão, tudo graças a ação desastrada da indústria cultural.

O debate levantou questões como o ACTA, que de fato por ser um acordo entre membros do G8, é muito mais perigoso do que leis locais, porque pode inclusive subverter o legislativo dos paises e entrar via OMC de uma forma trágica, sem contar o quanto o ACTA é danoso, invertendo o ônus da culpa, criando vigilância extrema nas alfândegas e até mesmo tirando do mercado os remédios genéricos, isto para citar alguns dos problemas.  O debate em torno do ACTA trouxe a tona o mais secreto acordo, o TPP que é na verdade uma espécie de ACTA entre alguns países do Pacífico.

Free Internet Act e o nosso Marco Civil

A turma do Reddit continua muito engajada na questão e agora estão trabalhando na construção de um Free Internet Act, a proposta é construir uma lei colaborativamente com a sociedade para enviar ao congresso americano e ao parlamento europeu, há quem não acredite. Para os incrédulos recomendo conhecer o caso Brasileiro, apos muito ativismo contra o AI5 Digital, o então Presidente Lula recomenda ao Ministro da Justiça Tarso Genro que trabalhe em um projeto para garantir os direitos civis na Internet. Desta forma surgiu o Marco Civil da Internet, que após duas consultas públicas estava praticamente perfeito, salvo a polêmica dos logs. Infelizmente na mudança de governo, as grandes empresas de telecomunicações, conseguiram inserir um “conforme regulamentação” nas clausulas que tratam da neutralidade da Internet. Mesmo assim, a EFF considerou o Marco Civil como um projeto de lei anti-ACTA. E temos de lutar muito para a aprovação do Marco Civil, e ao mesmo tempo para tirar estas clausulas inseridas pelas teles, ainda este ano.

O debate ganha consistência

Um estudo da FGV em conjunto com a Universidade de Columbia e outras universidades demonstrou que os números que tratam a pirataria são totalmente inconsistentes e imprecisos, e que no Brasil o principal problema envolvendo a pirataria é que as copias piratas de obras audio-visuais custam o mesmo que as obras originais nos EUA por exemplo. O músico Neil Young afirmou recentemente que a pirataria é a nova radio, uma vez que esta mídia esta em franca decadência, o compartilhamento de arquivos tem sido um ótimo meio de divulgação. O ponto de vista de Neil Young ganha força não só no estudo acima, como em um novo estudo desenvolvido por um grupo de defensores da computação aberta que prova que sites como Megaupload não prejudicam a industria.

Participaram do #SOPAblackoutBR

Sites que participaram do #SOPAblackoutBR no dia 18/01/12 em ordem alfabética. Se seu site participou e não esta na listagem informe nos comentários que iremos coloca-lo. Veja também os screenshots de diversos sites que aderiram ao blackout.

  1. [… a coisa toda]
  2. 98 Megabytes
  3. A construção do Mito Mário Palmério
  4. A2K Brasil
  5. Abismo Infinito
  6. AC/DC Brasil
  7. Ágora
  8. Agora não sei
  9. Reserva Pataxo Aldeia Velha
  10. Alex Moura
  11. Alfabetizados Políticos
  12. Alquimídia
  13. AMIGO DE DEUS
  14. Amigos do PT
  15. Anarchy Tendencies
  16. Andarilha
  17. Andréia Sant’Anna
  18. Ani Dabar
  19. AnonABC
  20. Argila da Palavra
  21. Arlesophia
  22. Arruda Blog
  23. Assisdata
  24. Audiencia habbiana
  25. Autoria em Rede
  26. Avanço na Contramão
  27. b33p
  28. bacabalradioweb
  29. bacabalwebdown
  30. Baixaki
  31. BaixoCentro
  32. Balada Nerd
  33. BaladaMG
  34. Balaio Cafe
  35. Balde de Lixo do Vinnicius
  36. Banda Petros
  37. Bardo WS
  38. BDS Labs
  39. Beautiful Mess
  40. Bife a PutYourHandsUp
  41. Bio’s Bug Informática
  42. Bit Autônomo
  43. Bitcoin Revolution
  44. Blablabla
  45. Blog Akhenaton :: Last Chaos & Runes of Magic
  46. Blog Cidadão
  47. Blog do Alex Moura
  48. Blog do Baquelo
  49. Blog do Flavio Duarte
  50. Blog do Jumento
  51. Blog do Leandro Toledo
  52. Blog do LucasMAC
  53. Blog do Tsavkko – The Angry Brazilian
  54. Blog do Zé
  55. Blog EA Crítica
  56. Blog metalogis
  57. Blog Prog RS
  58. Blogando sobre SEO
  59. Blogosfera Brasil – A Rede Social dos Blogueiros!
  60. BlogProgRS
  61. Blogueiras Feministas
  62. Brasil do Futebol
  63. Brasil Mobilizado
  64. Brechó do Carioca
  65. Briana Dragon Creations
  66. Brochuras de uma menina nada comportada
  67. BrUTE :: Brazilian Unreal Tournament Experience
  68. Bulletproofhe4rt
  69. Buscamp3
  70. Caderno7
  71. Canal 4Fun
  72. Cão Uivador
  73. Carambola Digital
  74. Carioca.FM Rádio Web
  75. Casa da Cultura Digital
  76. Centro de Tecnologia e Sociedade – CTS/FGV
  77. Centro GeNESS/UFSC
  78. Certo Estrangeirismo
  79. Chafurdo Mental, O Blog
  80. ChatAlegria
  81. Chefs do Brasil
  82. Cinnamonandvodka
  83. Clan Factor Br – CS1.6
  84. CLUB TV
  85. Coleção de palavras
  86. Coletivo Atravanco na Contramão
  87. Coletivo Digital
  88. Coletivo Trezentos
  89. COLIVRE ― Cooperativa de Tecnologias Livres
  90. Combate ao racismo ambiental
  91. Comunidade Linux de Indaiatuba
  92. Comunidade Pesbrasil
  93. Conexão Paulistana
  94. Conexões Globais
  95. Conjuração Trash
  96. Conscrito
  97. CTS Game Studies
  98. Cultura Livre
  99. Desacato
  100. descobridordosmundos
  101. Desdobramentos
  102. Desejos e Sonhos
  103. Devaneios
  104. DevSite
  105. Diário do Verde – Meio Ambiente, em 1° Lugar
  106. Diego Neves
  107. digasalinas.com
  108. DIGIDOWN
  109. Distintivo Blue
  110. DmMaisInfo
  111. DominioDesconhecido
  112. Doode
  113. Døwηłøαd Dα ørα
  114. Dr. Rosinha – deputado federal (PT-PR)
  115. Economia coronaria
  116. Editora Infinitum Libris
  117. Educação & Tecnologias
  118. Encontre Seu Pacote
  119. ENEC – Executiva Nacional dos Estsudantes de Computação
  120. ENECOMP – Congresso Nacional dos Estudantes de Computação
  121. Entropia!
  122. Erratica
  123. Esfera
  124. Espaço Cult
  125. Estrombo
  126. Experimental
  127. Fafanet Blog
  128. Falo, logo existo
  129. FazFacil
  130. Filhos da Tia
  131. Filipe Saraiva’s blog
  132. Filipe Saraiva’s profile
  133. FlavioTorres
  134. Flpdelfino
  135. Fora do Eixo
  136. Freak
  137. Fsf.org
  138. Futepoca
  139. Gamers World Forum
  140. Garapa
  141. Gema Genérica
  142. Gilberto Gil
  143. Global Voices em Português
  144. Global Voices Online
  145. gnu.org
  146. Guerrilha Geek
  147. Guia Base
  148. Guilty crown project
  149. Ha Bares que Vem para o Bem
  150. Habbid
  151. hardplay
  152. Haroldo Barbosa
  153. hdoria.com
  154. Headfone
  155. hellorenats.com
  156. Heróis Brasileiros
  157. HiperFree
  158. Humano Demasiado
  159. Itabira Fest
  160. IbugSec Hacker
  161. IDEC
  162. IDEIA HOUSE
  163. Ideias.me
  164. Iellos.com
  165. Iglotec.com | O portal de notícias de Imperatriz
  166. Informação Virtual – Conhecimento e Cultura na Blogosfera Brasileira
  167. Informística é Outra História…
  168. Ipoha
  169. Itabira Fest
  170. Iteia
  171. Jéssika Martins Ribeiro
  172. João Gabriel
  173. Jogos Legais
  174. Jornalismo Digital.org
  175. Juntos! Juventude em Luta
  176. Juventude Alucinada
  177. KyaPanel
  178. LDesigner
  179. Leal
  180. Leoni
  181. Like a Boss
  182. Lives Sourceforge
  183. Livros de humanas
  184. LIXO Pensante
  185. Loucko Por Filmes
  186. MAIS PT
  187. Manaós Tecnologia
  188. Mandinga
  189. Marcelo Capille
  190. Marcha Mundial das Mulheres
  191. Marcha Mundial das Mulheres – núcleo USP
  192. Marco Mugnatto Desenvolvimento de sistemas
  193. Marvelvicio
  194. Matutações
  195. Memematizando
  196. MemesTiras
  197. MetaNave – Metareciclagem
  198. Microware
  199. MidiaCrucis
  200. Militanzadigital.org
  201. Mind Bending
  202. MMOTales
  203. MMSantos
  204. Mochila Chic
  205. Moderno Mundo
  206. Monitorando
  207. Movimento Mega Não
  208. Mozilla Brasil
  209. Mucuri Livre
  210. Mucuri Livre – Forum
  211. Muitas Dicas
  212. Mundo Avatar
  213. Mundo Dos Memes
  214. Música Francófona
  215. N.e.r.d Enterprise
  216. Não sou um número
  217. Náuseas!
  218. Nerd Hi-Tech
  219. Neurônios Agitados
  220. Novo De Tudo Um Pouco
  221. O Grande ABC
  222. O Lagoense
  223. Observatório da Internet
  224. OCCUPY W//ALL STREET(S)
  225. OMG Scans
  226. OOOOWWWW YEEEEAAAAH!
  227. Open Business
  228. OpenDocument
  229. Opensuse.org
  230. Opioptico
  231. Or4culo
  232. Os Moral
  233. Os Repugnantes
  234. PAINEL DIGITAL
  235. Partido da Cultura
  236. Partido Pirata
  237. Partido Pirata do Brasil
  238. Paulino Michelazzo
  239. Paulino Michelazzo – Blog Pessoal
  240. Pelenegra
  241. Persecutio Cronicae
  242. Personica Club
  243. Pinterest
  244. Planeta PSL-PI
  245. Pontão de Cultura da UFSC
  246. Pontão Ganesha
  247. Pontão Nos Digitais
  248. Portal ARede Online
  249. Portal R&S
  250. Portal Vamos Comer
  251. Power Geek
  252. Produção Cultural do Brasil
  253. Prof. André Azevedo da Fonseca
  254. Projeto Arisa
  255. Projeto CLASSE – Classificação de Software Livre Educacional
  256. Projeto Hulk
  257. Pulso Eletromagnético
  258. PunkjazzTV
  259. Punksteam
  260. Quadrinize
  261. Rádio Boa
  262. Ragezone brasil
  263. Recife Resiste
  264. Rede Blogosfera Brasil
  265. Rede de rádio livre Amnesia
  266. Rede PE Livre
  267. Redefe
  268. Refazenda
  269. Renatonetwork
  270. Reservoir Desire
  271. RETS
  272. Revista (In)visível
  273. Revista Espírito
  274. Revista Forum
  275. Revolutions Free
  276. Ribas FS
  277. Ricardo Pontes
  278. Rock’n’Bacon
  279. Rua Das Flores :: Um caminho feito de flores
  280. Rumo aos Sonhos
  281. Saber e Sabor
  282. SARCASTiCOcomBR
  283. Sempreviva Organização Feminista
  284. Silika
  285. SindFort
  286. Site5
  287. Skynet Soluções web
  288. So Portais
  289. SOA – Amigos da Tv Brasil
  290. Softec Systems
  291. Softec Systems – Blog
  292. Softec Systems – Wiki
  293. Software Livre Brasil
  294. Software Livre Educacional
  295. Speedwebnet
  296. Subverse Project
  297. Systemac informática
  298. Tapecuim
  299. Tatianeps.net
  300. Tech Sempre
  301. Tech4Noobs
  302. Techfree
  303. TecnoGame
  304. Tecnologia Livre Acesso
  305. Tecnologias & Educação
  306. Tectonny Eletrônica e Informática!
  307. Teia
  308. Tenha Integridade S.A.
  309. Textos de um nerd
  310. The Computeiros
  311. TMAFortaleza
  312. Too Many Comments
  313. Trash ou Cool
  314. Tribo do C. I.
  315. Tumblr dos Brothers
  316. Turma da Mônica
  317. Tutoriais Br
  318. TV L@N
  319. TV Play
  320. Uai Music
  321. Um pouquim da Net
  322. VaiParmera!
  323. Vamos Comer
  324. Vampire Diares Brasil
  325. Varal de Versos
  326. Verdin – Encurtador de links ecológico
  327. Virtual
  328. Visão Panorâmica
  329. Viver por fora, sonhar por dentro
  330. Vizinho Novo
  331. Webcitizen
  332. Webkeika
  333. WebRádio lml – Divulgando as bandas assim como noticias mundo a fora
  334. Wille Blog
  335. Windows7sins.org
  336. Wolfenbach Official Website
  337. WordPress Brasil
  338. GTA Torcidas
  339. Site Consultoria
  340. X4-IDS
  341. Xô Censura
  342. YaoiProjectBR
  343. Ybytu-catu
  344. Yermandu
  345. YouSpeak
  346. Zaip.net – Código, comportamento e outras bizarrices

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, Mestre em Ciência da Informação.

Uma resposta »

  1. O Rios de Sonhos até hoje continua apoiando o movimento. O textolivre.org e todos os sites do projeto também pararam (textolivre.net. textolivre.pro.br). Estamos atentos!

    Responder
  2. Muito legal. Meu blog, que está na lista, também fez um balanço, não tão esmiuçado, mas também levantando questões importantes para serem pensadas. Quem quiser conferir: http://lixopensante.blogspot.com/2012/01/o-balanco-do-stopsopa-sopablackoutbr.html

    Responder
  3. Meu site apareceu em 198 HEHEHE

    Responder

Entre no debate, deixe seu comentário