Assinatura RSS

Stop ACTA! Convocação para blogagem coletiva

Publicado em

Se você ainda não sabe o que é o ACTA, esta mais do que na hora de saber e de saber quais as implicações dele no seu dia a dia, para isto estamos convocando uma blogagem coletiva neste dia 21/04/10, no mesmo dia em que o texto secreto do ACTA será disponibilizado ao público.

O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement) é um tratado comercial internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. De acordo com seus proponentes, como resposta “ao aumento da circulação global de bens falsificados e da pirataria de obras protegidas por direitos autorais”.

O tratado aparenta ser um complemento a um tratado anterior sobre propriedade intelectual, Acordo TRIPs, que foi severamente criticado por “defender” o domínio cultural e tecnológico dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos.

As negociações se iniciaram em outubro de 2007 entre a Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emiratos Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura.

O tratado é bastante criticado pelo fato das negociações ocorrerem entre uma minoria e de forma sigilosa. E também pela existência de indícios, como os documentos vazados para o Wikileaks, de que o acordo planeja beneficiar grandes corporações com o prejuízo dos direitos civis de privacidade e liberdade de expressão do resto da sociedade.

Fonte: Wikipedia

Você que acompanha o movimento Mega Não, sabe o que combatemos, combatemos o vigilantismo, o AI5 digital e a famigerada convenção de Budapeste que serviu de base para a sua redação. E agora devemos nos preocupar com o ACTA, resumidamente o ACTA é um AI5 mundial. Seu texto vazou recentemente e o grupo que a esta elaborando prometeu liberar o texto atual no próximo dia 21 de abril. Acredite ou não esta monstruosidade só ganhou forma porque foi construida secretamente. Existem diversos movimentos de reação ao ACTA, mas como o assunto é mundial, todos devem faze-lo, principalmente agora que a midia do mundo todo esta querendo nos fazer crer que o ACTA é um manso cordeirinho, quando na verdade é um feroz lobo.

A questão da propriedade intelectual  vem perdendo sua objetividade e vem se posicionando como questão estratégica, principalmente para países do dito primeiro mundo, que querem fazer valer o direito a propriedade intelectual mesmo em detrimento aos nossos direitos civis, o que por si só é um absurdo.

Para que você saiba um pouco mais sobre o ACTA e possa fazer seu post, imagem ou video contra o ACTA, disponibilizamos alguns textos. Mas lembre-se ao plublicar faça um link para cá e use as tags “stopacta”, “noacta” ou “actanao”, contamos com você!

O selo foi feito com base na imagem disponível no Stop Acta.

UPDATE 21/04/10

Participaram ajudando na divulgação

  1. Global Voices em Português
  2. Global Voices online (em Inglês)
  3. A Rede
  4. Partido Pirata do Brasil
  5. Global Voices in Italiano

Postagens em 21 de abril de 2010

  1. Rarefecundo – STOP ACTA – Blogagem coletiva Contra o Vigilantismo
  2. e-trabalho – Os elefantes brancos do direito autoral
  3. O Incrível exercito de Blogoleone – Stop ACTA
  4. Dialógico – O silêncio sobre o ACTA (texto de Fátima Conti)
  5. Hiperfície – ACTA: prática da conspiração
  6. RádioCom – Stop ACTA! convocação para blogagem coletiva
  7. Paulo Barbeiro – Democracia = inovação? ACTA
  8. Blog do Tsavkko – Stop ACTA! Blogagem Coletiva #actanao
  9. A2K – Texto do ACTA é publicado sem as ressalvas feitas pelos países durante as negociações, saiba aqui onde acessar essas oposições
  10. Naxanta
  11. Trezentos – ACTA: recuo, eufemismos e alternativas
  12. Logged-In – Stop ACTA! Blogagem coletiva
  13. Outras palavras – ACTA: recuo, eufemismos e alternativas

Postagens em 22 de abril de 2010

  1. Polivocidade – Polidizeres
  2. Nerds somos nozes – [Liberdade] lute contra o ACTA

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, formado em Publicidade e pós graduado em Mídias Digitais. Foi um dos pioneiros do ciberativismo pela liberdade na Internet, conquistando o prêmio Frida em 2011 pelo trabalho desempenhado na defesa da liberdade na Internet no Brasil. Também sou conselheiro no primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative e membro do comitê executivo da NCUC na ICANN, ambos representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Também sou membro da Internet Society Brasil, Red Latam, BestBits, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality and Global Net Neutrality Coalition.

»

  1. Pingback: uberVU - social comments

  2. Pingback: Tweets that mention Stop ACTA! Convocação para blogagem coletiva « Mega Não ! -- Topsy.com

  3. Pingback: Global Voices Online » Brazil: Blogging Against ACTA

  4. Pingback: Global Voices em Português » Brasil: Blogando contra o ACTA

  5. Pingback: STOP ACTA Blogagem coletiva, Mega não a ACTA « RAREFECUNDO | Thiago Amorim

  6. Pingback: POLIDIZERES «

  7. Mirabeau Bainy Leal

    .
    SOBRE UM DIÁLOGO AMIGÁVEL NA RÁDIO CBN

    Nesta última segunda-feira (19), a diretora de jornalismo da Rádio CBN, cabeça-de-rede do Sistema Globo de Rádio, Mariza Tavares, e os que se dispensam comentários Alexandre Garcia e Eliane Cantanhêde armaram um diálogo cordial na referida Rádio Global, que eles chamaram de “debate sobre a batalha dos candidatos na internet”, em mais uma tentativa de desconstruir a candidatura presidencial de Dilma Rousseff, principalmente atacando blogs e sítios pró-Dilma.

    Depois da apresentação dos participantes, aparentemente isenta de Roberto Nonato, com perfis biográficos elogiosos e até citação da bibliografia cheirosa de uma das “debatedoras”, que, aliás, duvido se daria inveja a qualquer jornalista iniciante, as celebridades globais e folhais, formadoras de opinião publicada, partiram para o ataque, desqualificando a rede virtual, caracterizando-a como instrumento de um jogo sujo e criadora de teorias conspiratórias, e frequentemente sugerindo que deveria haver o controle sobre a livre manifestação dos internautas, chegando a afirmar, em certo trecho do áudio, que o ataque de hackers ao sítio do PT teria sido causado pela própria militância petista para atacar o PSDB, utilizando-se do fato como um motivos que justificariam, contraditoriamente ao já velho discurso midiático da “liberdade de expressão”, o cerceamento da liberdade individual de manifestação do pensamento dos “anônimos” participantes das redes virtuais, liberdade esta consagrada pela Constituição Federal.
    Esse posicionamento dos midiáticos pareceu até muito estranho, para quem diz para os telespectadores trocarem de canal se estiverem insatisfeitos com o que estão vendo e ouvindo, como se todos os canais de TV aberta não mostrassem, 24 horas por dia, versões da mesma coisa com a mesma intenção: vender produtos e, portanto, lucrar às custas do telespectador.
    Mas o que chamou mais a atenção foi que, a certa altura do diálogo radiofônico, precisamente 32min18seg após o início da encenação, a diretora da Rádio CBN, Mariza Tavares, premeditadamente citou, literalmente segundo ela, um texto de Marina Silva postado no twitter, como exemplo para formular uma maliciosa pergunta-comentário, com a intenção de criticar a campanha eleitoral na internet, principalmente a do PT. A inserção do texto de Marina foi nitidamente premeditada, primeiro, porque sabidamente a candidata do PV tira votos da candidata do PT, não do candidato do PSDB, e, segundo, porque intencionalmente trouxe à tona uma questão específica para que convenientemente a Cheirosa, de caso pensado, desqualificasse e tentasse desacreditar jornalistas profissionais reconhecidamente de alto gabarito, que hoje não estão mais alinhados e, muito menos, subordinados à grande mídia empresarial mercantil e patrimonial familiar.

    Transcrevo:

    Mariza Tavares, diretora da CBN: “BOM, AINDA EM INTERNET, DEPOIS A GENTE FALA SOBRE OUTRAS COISAS, A PRÉ-CANDIDATA DO PV, MARINA SILVA, FEZ UM POST NO SEU TWITTER PARA SAUDAR OS CONCORRENTES, NÉ, E AÍ DISSE ‘APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA CUMPRIMENTÁLOS’ E AÍ COLOCOU TODOS OS TWITTERS, NÉ, @JOSESERRA, DILMABR, CIROFGOMES, ETC. AÍ CITANDO A TODOS NOMINALMENTE MARINA DISSE QUE VAI TRATAR OS CONCORRENTES COMO SE ALI FOSSE O ESPAÇO DE UM ENCONTRO PRESENCIAL, E DISSE (ASPAS NÉ): ‘SE A INTERNET É UM ESPAÇO ABERTO E INFINITO ESPERO QUE NÓS ESTABELEÇAMOS LIMITES A PARTIR DA ÉTICA, DO RESPEITO DE UNS COM OS OUTROS E DA VONTADE DE DEBATER E INTERAGIR DE FORMA CONSTRUTIVA E CRIATIVA PARA ENGRANDECIMENTO DA DISPUTA’.
    ELIANE, VOCÊ ACHA QUE A GENTE VAI CONSEGUIR ISSO MINIMAMENTE, QUE É UMA COISA QUE, ASSIM, NÓS COMO JORNALISTAS DEVERÍAMOS, INCLUSIVE, INCENTIVAR?”

    Eliane “Tucana Cheirosa” Cantanhêde: “OLHA, EU ACHO QUE A GENTE COM CERTEZA DEVERIA INCENTIVAR , ALIÁS É O QUE A GENTE TENTA, NÉ MARIZA.
    O PROBLEMA É QUE TEM MUITO JORNALISTA, VELHOS JORNALISTAS QUE SAÍRAM DO MERCADO, QUE TÃO ENCHENDO AS BURRAS PRA FAZER ESSE JOGO SUJO, EMPRESTANDO SEU NOME, ENTENDEU, PRA FAZER ESSE TIPO DE AGRESSÃO.
    A AGRESSÃO COMEÇA POR ELES INCLUSIVE.”

    Mariza Tavares, diretora da CBN: “QUE VIVEM DESSE JOGO SUJO, COMO VOCÊ MESMO FALOU, NÉ.”

    Eliane “Tucana Cheirosa” Cantanhêde: “ELES VÃO LÁ E ASSINAM, UM QUE FOI DA TV NÃO SEI O QUÊ, OUTRO QUE FOI DA REDE DE NÃO SEI O QUÊ, E ELES SE APROVEITAM DO SEU PASSADO, DO SEU NOME DO PASSADO, PRA FICAR CHINGANDO A GENTE.
    E TEM O GRUPO DOS BLOGS ANTITUCANOS, EU APANHO DELES, TEM O BLOG ANTIPT (PSOL?, PCB?, PSTU?), EU APANHO DELES. ENTÃO, A GENTE FICA APANHANDO, APANHANDO…SABE O QUE QUE EU FAÇO? EU ESQUEÇO ISSO E FICO SATISFEITA DA MARINA SILVA, QUE ALIÁS TEM FEITO UMA CAMPANHA MUITO BACANA, NÉ, MUITO EQUILIBRADA, DEFENDENDO IDÉIAS E TUDO…”

    Para quem tem ouvido resistente, a íntegra do diálogo-debate encenado está em:
    http://cbn.globoradio.globo.com/playlist/asx.php?audio=2010%2Fcolunas%2Fnoticiaemfoco_100419

    Sinceramente não sei se o Luiz Carlos Azenha, o Mino Carta, o Luis Nassif, o Paulo Henrique Amorim, o Marco Aurélio Mello, o Rodrigo Vianna e outros jornalistas de alto nível, por estarem ocupados em fazer um jornalismo investigativo e de denúncia contra a desfaçatez da grande mídia, ficaram sabendo que podem ser processados, com base na Lei Maria-da-Penha, por essa coitada jornalista folhal-cheirosa. Seria bom eles tomarem cuidado.

    O ponto positivo: NESTA ELEIÇÃO, A INTERNET ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA E OS MIDIÁTICOS JÁ ESTÃO COMEÇANDO A FICAR COM MEDO!
    .

    Responder
  8. Pingback: Global Voices in Italiano » ACTA: il testo della proposta di accordo internazionale sul copyright

  9. Pingback: ACTA e o tripé do atraso | Entropia !

  10. Pingback: ACTA e o tripé do atraso « Radicalismo Ideológico

  11. Pingback: ACTA: prática da conspiração « HIPERFÍCIE

  12. Pingback: O AI 5 Digital Venezuelano não merece um Mega Não também? | Thiago Skárnio

  13. Pingback: #SOSinternetVE: O AI-5 Digital Venezuelano não merece um Mega Não também? « Xô Censura !

  14. Pingback: #SOSinternetVE:

  15. Pingback: Skárnio TV - Todo cérebro é uma emissora! » #SOSinternetVE: O AI-5 Digital Venezuelano não merece um Mega Não também?

Entre no debate, deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: