Assinatura RSS

SOPA Blackout Brasil 2012

No dia 18/01/12 diversos sites, blogs e coletivos irão aderir ao #SOPABlackoutBR da forma que for possível. O ideal é que o site fique fora do ar por 12h (de 8h as 20h), para que as pessoas sintam realmente como seria terrível deixar de ter acesso ao site caso ele seja bloqueado pelo SOPA. O período de tempo e o fato de ficar totalmente fora do ar fica a critério de cada um.

Objetivo

Mostrar às autoridades Brasileiras e grandes grupos econômicos a posição da sociedade Brasileira em relação ao SOPA e demais práticas, normas, medidas judiciais e leis que ameaçam a liberdade na Internet, e aproveitar a oportunidade para expor as ameaças locais.

Por que aderir?

O SOPA apesar de ser um projeto de lei Americano, não afetará apenas os Estados Unidos, pois o país concentra quase todos os serviços e sites que utilizamos diariamente, e que podem ser afetados tais como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, e muitos outros. Temos de lembrar também que muitos sites são hospedados nos EUA, mesmo sem ter TLD americano e outros fora dos EUA com TLD americano como (.com, .net, .org) em ambos os casos o site estará debaixo da legislação Americana.

SOPA também prevê instrumentos para bloquear os serviços de publicidade e pagamento online sob a jurisdição dos EUA, impactando qualquer site no mundo, apenas com base em uma denuncia de suspeita,e sem ordem judicial.

Os problemas não acabam por ai, o SOPA afetará profundamente a liberdade de expressão na Internet, todos os sites se verão obrigados a aplicar mecanismos de auto-censura, e filtrar toda atividade online de seus usuários para evitar serem bloqueados.

E junto com a lei Sinde na Espanha, Hadopi na França, o SOPA pode ser um terrivel instrumento de pressão para que demais países adotem legislações semelhantes. É importante lembrar que a Lei Sinde que aparentemente havia sido brecada por ativistas Espanhois, foi aprovada logo no inicio do novo mandato sob grande pressão Americana.

Como aderir

Qualquer forma de divulgação da ação é valida, estamos conectados em rede, qualquer pequeno esforço de cada um pode resultar em grandes impactos, veja algumas formas de agir.

Faça as pessoas entenderem o problema

Se cada um conseguir explicar para cinco pessoas os problemas envolvendo o SOPA e outros projetos de controle da rede, em pouco tempo teremos bastante gente engajada e informada. Falar sobre o assunto é muito importante, é um tema que afetará a todos nos e com esclarecimento e ação poderemos evita-los.

Divulgando a ação

Coloque em seu site um dos selos, se desejar crie um link para o Mega Não, ou para o post chamada no seu site.

Tirando seu site do ar

Se você possui um site com acesso via FTP, crie uma página index.html com sua mensagem de protesto contra o SOPA. caso não tenha idéia aponte seu site para algumas das páginas que estarão disponíveis no endereço http://ai5digital.com.br/ a partir de 15/01/12.

Tirando seu site parcialmente do ar

Se seu site estiver hospedado no WordPress ou Blogspot, é possível configurá-lo para apontar para uma página na home, crie esta página com a mensagem de protesto e deixe ela como a home do blog durante o dia da ação. Você também pode adotar a solução proposta pelo site “Direito de Ler

Twitter, Facebook, Orkut, Identica

Não poderemos parar de usar estas redes e ferramentas neste dia, pois eles serão muito úteis para disseminar a ação, não esqueca de usar sempre a tag #SOPAblackoutBR. Neste caso sugiro que troque seu avatar destas redes por um dos avatares da ação.

Quem esta apoiando

Quem vai participar

Além, dos apoiadores, estes sites também vão participar do Blackout

Estamos com um documento aberto para você colocar la os sites participantes, são muitos e logo apos o Blackout vamos lista-los aqui no Mega Não.

Saiba ainda quem mais vai participar no evento no Facebook

Uma resposta »

  1. opa, to dentro e já divulgando… agora so vou ver como tirar meu blog do ar dia 18.. alguma dica? 🙂 uso o blogger

    Responder
    • João Carlos Caribé

      Karina, aqui no Mega Não que fica no WordPress.com vamos criar uma pagina fixa, como fizemo agora, com o blackout. No fim do dia de amanhã (segunda 16) vamos divulgar alguns modelos que podem ser usados, e um tutorial de como fazer.

      Responder
    • João Carlos Caribé

      Este cara aqui fez um tutorial de como aderir ao blackout usando a plataforma Blogspot / Blogger.

      Responder
  2. Como ser apoiador?

    Responder
  3. Thiago Skárnio

    Evento #SOPABlackoutBR no Facebook: http://www.facebook.com/events/282502988471409 Marque presença, o assunto é do seu interesse!

    Responder
  4. CARIBÉ,que tal chamarmos LINO BOCHINNI,SERGIO AMadeu,CARLOS LATUFF,DIOGO NOVAES DO JORNAL A NOVA DEMOCRACIA para um twitcan amanhã a noite .TALVEZ para preparar o usuário para o pior!

    Responder
    • João Carlos Caribé

      Cara, estou brecando seus comentários, voce esta floodando os comentários, tem mais de 20 comentários só seus, seja mais suscinto, assim não dá

      Responder
  5. O usário é eu,vc e toda a turma.

    Responder
  6. EU não também não vou entregar meus pontos assim, CARIBÉ

    Responder
  7. CARIBÉ,que tal fizermos todo isso que está dizendo por via TWITICAN,fica mais fácil todo mundo entender o que está dizendo.

    Responder
  8. Matéria do Estadão sobre os efeitos do SOPA: http://blogs.estadao.com.br/link/condominio-fechado/

    Também recomendo acompanhar o site http://sopatrack.com/ que mostra quais parlamentares americanos votaram a favor da lei.

    Abs!

    Responder
  9. ORTELLANO afirma que argumentação dessas grandes corporações é fraca,pois”não há provas impíricas de que o compartilhamento de arquivos exerça um efeito negativo sobre o comércio formal.A literatura séria ,desvincula das corporações,é ainda inclusiva.A pirataria pode,em tese auxilar o comércio regular.

    Responder
  10. INFELIZMENTE o S.O.P.A recebeu o apoio descarado da AFL-CIO,o presidente daquela entidade RICHARD TRUMKA é bajulador das grandes empresas.

    Responder
  11. A Rede PE Livre (rede.pelivre.org) está aderindo ao blackuot e todos os sites que estão hospedados em nossos servidores estão entrando também…

    força e avante….

    Responder
    • João Carlos Caribé

      Mas o mundo todo vai fazer a ação assim mesmo Tatiane, esta estratégia é velha conhecida no Brasil, eles fizeram isto para não acontecer o blackout, porque o debate esta ocorrendo dentro de um grupo especifico, a maioria da sociedade ignora o SOPA e suas consequencias, se houver a ação o problema vai ser sentido por uma grande parcela da população e isto ira criar um consenso mais forte contra o SOPA e demais projetos de controle. Sacou a malandragem de Obama?

      Responder
  12. De qualquer forma estamos dentro se tiver o blackout, acho muito importante a manifestação 😉

    Responder
  13. CARIBÉ,o project P.IP.A AZEREDO continua de pé.

    Responder
  14. Oi! A Marcha Mundial das Mulheres vai aderir ao blackout!
    Somos feministas em luta pela liberdade.
    Mas preciso de uma ajuda técnica pra encaminhar nossa adesão…

    Responder
  15. CARIBÉ,vai haver blecaute ou não?

    Responder
    • João Carlos Caribé

      Claro que vai!Amanhã tem blackout geral no Brasil e no mundo, ou você acha que ainda vamos cair neste golpe montado para desarticular a reação ao SOPA para depois votarem ele na “surdina” igual fizeram com a Lei Sinde?

      Responder
  16. CARIBÉ,a AFL-CIO o maior sindicato da américa é favor do S.O.P.A – stop on line piracy act que tipo de entidade permite um atraque brutal contra os direitos de muitos seguidores.

    Responder
  17. CARIBÉ,será que está caindo de fraco mesmo?

    Responder
  18. Haroldo Barbosa

    Vou aderir com meu site (haroldob.com) e recomendar aos clientes que divulguem através de banners etc. O Sindicato dos Servidores Públicos do município de Fortaleza (Sindifort) já está com banner no site.

    Responder
  19. GOOGLE diz que acusações de MURDOCK não faz sentido, o mesmo cara quer impor censura contra nós,que tal nós fizermos um boicote temporário A SKY.

    Responder
  20. MURDOCK é um tremendo palhaço.

    Responder
  21. MURDOCK é um tremendo de um mentiroso.

    Responder
  22. LAMAR SMITH senhor escuta EDUARdo AZEREDO senhor escuta MURDOCK senhor escuta-ZÉ NEWS OF THE WORLD

    Responder
  23. A censura favorece e o que favorece a censura do pensamento crítico.

    Responder
  24. Sozinhos não somos nada, mas unidos venceremos! É isso aí galera, estou dentro também.

    Responder
  25. CARIBÉ ,lembro do jornalista que foi morto a tiros em LONDRES no ano passado ,só porque tentou mostrar como funcionava o esquema dentro do maior tabloide sensacionalista NEWS OF THE WORLD,o sacana do MURDOCK teve que fechar por causa daquele escândalo.

    Responder
  26. Pingback: Diario Nerd | #SOPAblackoutBR: Brasil se mobiliza contra projeto de lei nos EUA que ataca a liberdade na Internet

  27. Pingback: Revista Espírito Livre » Blog Archive » Revista Espírito Livre adere ao SOPABlackoutBR

  28. Vou apenas colocar um link para https://meganao.wordpress.com/ nas páginas iniciais dos meus blogs e site.

    Responder
  29. Colocando o link https://meganao.wordpress.com/ na página inicial do meu site e blogs

    Responder
  30. Genial. Obrigada pelo post, pessoal. Abraço, João.

    Responder
  31. Pingback: Sopa indigesta | Cão Uivador

  32. O jornal da GLOBO defendeu claramente as motivações do S.O.P.A,lamentavel

    Responder
  33. Uma dica meio em cima da hora, porque só descobri agora. É supersimples participar do protesto pelo WordPress. É só ir no painel em configurações que tem a opção Protest/SOPA/PIPA. É possível editar parte texto, já que está tudo em inglês.

    Responder
  34. Eu tô dentro. Juntos nós iremos parar essa barbaridade!
    Pode botar nosso site na lista: nerdenterprise.blogspot.com

    Responder
  35. Bárbara C. Dias

    Aderi a campanha no meu blog, criei uma página fixa e deixei ela na home com uma figura e esse texto informativo colocado acima e o link para o https://meganao.wordpress.com
    Estou Divulgando no Facebook e Twitter (@diasbc).
    abs

    Responder
  36. É muito importante que os blogueiros e responsáveis por sites em geral, se mobilizem para esta ação. Fecho as portas do Diário do Verde com o maior prazer, é preciso conscientizar as pessoas em relação a este projeto que quer espionar informações alheias da internet – e censurar, descaradamente.

    Responder
  37. Meu site por aqui está participando!
    Por uma Internet Livre! /

    Responder
  38. Nós do EncontreSeuPacote aderimos. Precisamos despertar a atenção dos que não tem idéia do impacto de uma lei como essa e mobilizar o maior número possível de internautas.
    http://www.encontreseupacote.com.br

    Responder
  39. Afinal essa SOPA é aliada ou inimiga?

    Na notícia fala que o SOPA quer censurar e depois estão falando para aderir ao SOPA!?!?!?!?!

    Este artigo ai embaixo, dá a entender que o SOPA é o inimigo:

    (O SOPA apesar de ser um projeto de lei Americano, não afetará apenas os Estados Unidos…[…] Os problemas não acabam por ai, o SOPA afetará profundamente a liberdade de expressão na Internet…)

    E voces pedem para aderi-lo!?!?!?!

    Tô confuso!?!?!?!?

    Responder
  40. Pingback: Não queremos #SOPA | Frango Insano

  41. Pingback: Greve na internet, contra a censuraBlogueiras Feministas | Blogueiras Feministas

  42. Pingback: O que é S.O.P.A. e por que devemos nos preocupar com isso | Clássicos Universais

  43. Pingback: Matéria Incógnita » Movimento SOPA Blackout Brasil pela liberdade na Internet

  44. Pingback: Protesto global contra o SOPA | #rnblogprog

  45. Pingback: O Blog do Prof Telmo Braga apoia o “SOPA Blackout Brasil – 18/01/12″ #SOPA #PIPA #SOPABlackoutBR | Prof Telmo Braga

  46. CARIBÉ ,pode haver mais blackouts como este que fizemos?

    Responder
  47. Pingback: A guerra está apenas começando… | Rede PE Livre

  48. pode haver mais blackouts como este que fizemos?

    Responder
  49. SANDRA ALBUQUERUE

    SOU CONTRA O S.O..P.A!

    Responder
    • Eu também sou contra o S.O.P.A., esse projeto diabólico esquematizado pelo governo dos EUA quer controlar a vida de todas as pessoas!! Esse projeto satânico vai afetar também os softwares de código aberto!! ABAIXO A DITADURA DO MUNDO DA INTERNET!!

      Responder
  50. Esse projeto chamado S.O.P.A. é um projeto arquitetado por um bando de FDPs que querem instaurar uma ditadura insana que vai controlar as nossas vidas. Devemos dizer não a esse projeto de Satanás, eles querem tirar de nós o nosso direito, eles não podem fazer isso!!

    Responder
  51. Pingback: SOPA Blackout Brasil « SOPA VAI ESFRIAR

  52. Pingback: Matéria no Notícias do Dia sobre os protestos contra a SOPA | Massa Cinzenta de Thiago Skárnio

Entre no debate, deixe seu comentário